Projeto Câmera & ação

Valor Aprovado:
R$ 80.750,00

Termo de Colaboração/Fomento
nº 15/2022

Duração Projeto:
12 meses

Modalidades:  
Áudio visual

Publico alvo:

Adolescentes de 13 a 18 anos incompletos advindos das escolas públicas estaduais que já possuam interesse na área audiovisual.

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região. Leia mais

O projeto

O projeto “Câmera & Ação” teve seu inicio no ano de 2018 e foi elaborado com base na identificação da entidade Grêmio União com a área audiovisual, bem como o interesse dos adolescentes no mundo virtual e digital, afinal com o avanço da tecnologia criaram-se novas necessidades e formas de se relacionar. Vale ressaltar que na nossa região há pouca oferta de projeto sócio educativo relacionado à área de comunicação captura/edição de imagens e vídeos, atrelada à área social.

Por entender que o audiovisual atualmente é uma ferramenta capaz de potencializar a conscientização sobre os direitos sociais e civis, permitindo a conquista da emancipação individual e também da consciência coletiva.

Os adolescentes traduzem através da arte de capturar/editar imagens e vídeos o seu dia a dia e o da comunidade onde estão inseridos fomentando uma visão crítica sobre a realidade social com o intuito de transformá-la. O audiovisual atua como um aliado à educação formal, e se apresenta como ferramenta de ensino e aprendizado e como fator de desenvolvimento dos alunos e meio onde estão inseridos.

Galeria de Fotos e Vídeos

Confira os últimos eventos

Este projeto contribui socialmente e especialmente da cidade de Pindamonhangaba. Tendo em vista que oferece aos beneficiários (participantes do projeto) uma oportunidade de conhecer de perto o universo do audiovisual, um segmento que cresce a cada dia, por meio da disseminação do uso de recursos eletrônicos para comunicação, formação e socialização.

A parceria entre escola, instituição e comunidade possibilita o acompanhamento e contribui para o desenvolvimento do adolescente de forma integral, melhorando assim o rendimento escolar e o convívio social.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em parceria com a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a produção audiovisual no Brasil apresentou um crescimento notável na última década. A internet fez nascer novos modelos de negócios.

Entre os anos de 2009 e 2014, os recursos públicos federais liberados ao mercado audiovisual aumentaram de R$149,1 milhões para R$356 milhões, um crescimento de 138,7%, totalizando investimentos de R$1,3 bilhão no período.

Temos convicção que o projeto Câmera e Ação não pode substituir uma formação completa, mas ele pode despertar o interesse no aluno, e encaminhá-lo na carreira acadêmica e profissional.

O Projeto Câmera & Ação é uma iniciativa audiovisual de contraturno escolar que seleciona 24 adolescentes entre 13 e 18 anos incompletos, para que durante 12 meses possam ter aulas voltavas à área. Ao mesmo tempo serão realizados grupos socioeducativos com assuntos de relevância social, relacionados ao território, convívio familiar e comunitário, sustentabilidade, entre outros.

Temas que o grupo considere importante e contribua para a promoção do protagonismo, visão crítica da realidade com foco no fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de vulnerabilidade, afim de desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo.

A metodologia aplicada no projeto está integralmente dedicada à Educação Audiovisual Popular que valoriza o método construído cotidianamente, em um processo de aperfeiçoamento das práticas a partir das experiências vivenciadas dia a dia.

Nas aulas, os profissionais trabalham conteúdos que vão desde o estudo do corpo dos equipamentos (botões, entradas e funcionalidades) até os conteúdos técnicos, como por exemplo, métodos de configuração do ISO, balanço de branco, velocidade e profundidade da câmera, regras de composição; a como instalar e ativar os acessórios essenciais para a captação de imagens (lente, cartão de memória, baterias, microfones externos, etc..); também como editar e manipular imagens em softwares mais conhecidos do mercado: Adobe Photoshop e Lightroom; e por fim, é ensinado como exportar o arquivo final, tornando este material pronto para a exibição, impressão e compartilhamento entre pessoas e nas redes sociais.

Outro aspecto importante que também é trabalhado com os alunos o empreendedorismo, que tem sido cada vez mais presente na vida dos jovens, principalmente no campo audiovisual, uma vez que as mídias sociais estão acessíveis no cotidiano dos mesmos. Tornando-se uma ferramenta para se lançar tanto profissionalmente no mercado de trabalho quanto na comercialização de algum produto.

O Projeto também teve a possibilidade de atender jovens com deficiência visual e mudez, adaptando as atividades para suas necessidades e provocando curiosidade e maior vontade de aprender por parte dos alunos. Tendo como objetivo geral ampliar as possibilidades de inclusão de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, com uma maior socialização no contexto de que fazem parte, na sociedade, por meio da vivência do sentimento de a ela pertencer, no dia a dia, tendo como meio a prática da fotografia social.

Ao longo do projeto são planejadas atividades em parceria com as escolas do território e outros equipamentos públicos a fim de socializar com outras pessoas o conhecimento adquirido, bem como trabalhar em rede para a efetivação dos direitos sociais dos adolescentes e suas famílias. Todo o conteúdo produzido será publicado nas redes sociais, site, bem como em uma TV Web da instituição.

Objetivo Geral

  • Contribuir para o desenvolvimento integral dos adolescentes considerando suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional, cultural e simbólica;
  • Fortalecer vínculos familiares, comunitários, e sociais entre os adolescentes;
  • Oportunizar o acesso ao conhecimento de edições de vídeo e áudio e também ensinar os conceitos da fotografia e vídeo digital, com o objetivo de oferecer uma base de aprendizado do conteúdo audiovisual;
  • Apresentar alternativas de equipamentos presentes no dia a dia do audiovisual, de acordo com a realidade de cada um;
  • Ofertar aulas gratuitas de audiovisual a 24 adolescentes matriculados na rede publica de ensino;
  • Gerar momentos de discussões e reflexões para o fortalecimento de vínculos dos alunos no território onde estão inseridos;
  • Gerar conteúdo audiovisual que poderá ou não fazer parte das mídias sociais pertencentes ao Grêmio União;
  • Proporcionar aos adolescentes a oportunidade de adquirir experiências relacionadas ao audiovisual através das externas que estaremos realizando através do projeto em eventos escolhidos pela equipe do Câmera & Ação.

Meta

  • Oportunizar ao adolescente o aprendizado de produção audiovisual (roteiro, filmagem, edição, fotografia, gravação, tratamento de imagem, entre outros).
  • Proporcionar vivências que permitam ao adolescente ampliar seu repertório cultural, seu olhar artístico e crítico sobre a realidade social.
  • Melhorar o desempenho escolar dos adolescentes promovendo um acompanhamento contínuo de rendimento.
  • Prevenir situações de vulnerabilidade social (evasão escolar, violência, drogas, gravidez na adolescência, entre outros) através de ações no território.

Equipe

Coordenador: Gabriel Vieira de Paula

Professora: Nathalia Vieira

Assistente Social: Luma Oliveira

Local de execução

EE PROFESSORA ESCOLÁSTICA ANTUNES SALGADO

Endereço: Rua Luis Gonzaga Ribeiro, 251 – Jardim Regina, Pindamonhangaba – SP

E.E Alexandrina G. de A. Rodrigues
R. Pedro Ângelo Foroni, 21 – SOCORRO, Pindamonhangaba

Transparência

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