Projeto letra vida e arte 5

Termo de colaboração:
004/2018 – 003/2021

Valor Aprovado:
R$ 298.956,62

Duração Projeto:
janeiro/2022 até dezembro/2022

Modalidades: 
Oficinas de aprendizagem e atividades lúdicas

Número de Beneficiários

300 alunos regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de Pindamonhangaba.

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região.

O projeto

O projeto “Letra, Vida e Arte”, se justifica pela proposta fundamental de oportunizar os participantes a terem um auxilio nas dificuldades escolares de maneira lúdica, diferente do método convencional, principalmente no contexto histórico que estamos vivenciando com a pandemia – o COVID-19, desde março de 2020.

Proporcionar a criança que realiza a oficina de aprendizagem, o acesso à outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora, contribuindo com o aprendizado proporcionado pelo professor da sala de aula habitual. Pois se trata de uma maneira de visualizar os conteúdos de modo diferenciado da sala de aula.

Para atender esta defasagem se faz necessário um atendimento especializado, de modo que o Professor seja um parceiro do docente da rede, ajudando o aluno nas questões de língua portuguesa como: leitura, escrita, interpretação de texto, pontuação, ortografia e etc., e na matemática que constitui: reconhecimento e contagem dos números, habilidades de cálculo mental, operações matemáticas, problemas matemáticos e etc.

Partindo deste pressuposto, a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todas as situações estamos de certa forma, lendo.

A aprendizagem da escrita também precisa ser bem trabalhada, já que envolve o domínio de distintas habilidades, tanto no desenvolvimento motor, quanto nas habilidades ortográficas, e se trata de um processo relacionado com o estilo de aprendizagem, por meio dos níveis estruturais.

A matemática é essencial para que o aluno perceba a possibilidade de resolver os problemas do cotidiano e também contribuir para o desenvolvimento do raciocínio, da lógica, da coerência, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico). Desta forma o aluno pode ser capaz de selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-la e avaliá-las criticamente, resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como os instrumentos tecnológicos disponíveis. – Também comunicar-se matematicamente, descrevendo, representando e apresentando resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas. – Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções. – Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Pensando nisso é que este projeto, enquanto pedagógico, destina-se a atender a alunos do Ensino Fundamental, com a proposta de incentivar os participantes a superarem as dificuldades.

Meta

Promover aos 300 participantes do projeto “Letra, Vida e Arte” a melhora no processo de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Objetivo

Realizar Oficinas de Aprendizagem, com uma linguagem, diferenciada e facilitadora, de uma maneira que os alunos visualizem os conteúdos de modo abrangente, por meio de atividades lúdicas, jogos de acordo com as suas  dificuldades.

Objetivo Específico

QUANTO À LINGUA PORTUGUESA:

  • Compreender textos orais e escritos;
  • Ler e escrever de forma independente;
  • Produzir textos coerentes e coesos;
  • Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
  • Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
  • Perceber, compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa.

 

QUANTO À MATEMÁTICA:

  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios de se compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Reconhecer e sequenciar os números;
  • Compreender problemas matemáticos e colocá-los em seu cotidiano;
  • Interpretar e produzir escritas numéricas;
  • Conceber as operações matemáticas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a curiosidade;

              

QUANTO AOS JOGOS, VIVÊNCIAS E ATIVIDADES LÚDICAS:

  • Desenvolver habilidades psicomotoras;
  • Estimular a flexibilidade cognitiva e autorregulação;
  • Desenvolver a criatividade e imaginação;
  • Desenvolver a atenção e concentração;
  • Contribuir no convívio social e escolar.

Local de Realização

Escola Municipal Prof. Augusto Cesar Ribeiro
R. Vicente Corrêa Leite, 185 – Vila Rica, Pindamonhangaba – SP, 12422-430

Escola Municipal Prof.ª Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães
Av. Dr. João Ribeiro, 131 – Jd B Vista, Pindamonhangaba – SP, 12401-110

Escola Municipal Prof.ª Gilda Piorini Molica
R. Antônio dos Santos, 189 – Jardim Santa Luzia, Pindamonhangaba – SP, 12411-080

Escola Municipal João Cesário
Estr. Mun. João Francisco Da Silva, 1956 – Feital, Pindamonhangaba – SP, 12441-240

Escola Municipal Prof.ª Julieta Reale Vieira
Trav. da Rua Felicio Carpana Vitalli, 149 – Castolira, São Paulo – SP, 12403-615

Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques
Endereço: Av. Cap. João Monteiro do Amaral, 300 – Res. Mombaça, Pindamonhangaba – SP, 12401-110

E.M Prof Maria Aparecida Camargo Souza

Estrada Municipal Guaramirim Ribeirão Grande Pindamonhangaba – SP

Escola Moacyr de Almeida
R. Eng. José Nícola Mutareli, 192 – Bela Vista, Pindamonhangaba – SP, 12412-500

Escola Municipal Paulo Freire
R. Guilherme de Almeida, 26 – Res. Vila Prado, Pindamonhangaba – SP, 12410-520

Escola Municipal Ruth Azevedo Romeiro
R. dos Pintassilgos, 370 – Triângulo, Pindamonhangaba – SP, 12413-040

Equipe

Coordenador

Juliana Freitas

Coordenadora Pedagógica

Natália Lemes

Professoras

Andréia Freitas

Natália Rocha 

Estagiárias

Maiara Luciano 

Danielle Elise 

Maria Clara Fraporti

Galeria de Fotos e Vídeos

Confira os últimos eventos

Transparência

Custeio

Recursos Humano

Coordenadora Pedagógica: Natália Lemes – R$3.000,00

Coordenador Geral: Juliana Freitas –  R$3.100,00

Professoras:  R$2.100,00

  • Natália Rocha 

  • Andréia Freitas

 

Estagiárias: R$ 900,00

  • Maiara Luciano

  • Maria Clara Fraporti

  • Danielle Elise

plugins premium WordPress