Projeto letra vida e arte III

Termo de colaboração:
02/2020 – 004/2018

Valor Aprovado:
R$ 249.600.00

Duração Projeto:
Agosto de 2019 até Julho de 2020

Modalidades: 
Oficinas de aprendizagem e atividades lúdicas / oficina de jogos, e atividades psicomotoras

Número de Beneficiários

300 alunos regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de Pindamonhangaba.

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região.

O projeto

Crianças – Letra, Vida e Arte 3”, é uma iniciativa que visa a execução de aulas gratuitas, no contraturno escolar de Literatura  e Dança para 300 crianças matriculadas desde 1º ano ao 5º ano, da cidade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo.

Sabe-se que a sociedade vem se realizando no conjunto dos Movimentos sociais e culturais das lutas e organizações do povo.

Um dos desafios da atualidade é ampliar a esfera pública para práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural dos municípios.

A partir desta proposta elaborou-se o presente projeto “Criança – Letra, Vida e Arte” com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito:

Despertar no aluno, o prazer pela leitura potencializando-o enquanto personagem principal na atuação de suas ações e produções culturais e de transformação. E também promover uma maior interação social e conhecimento da cultura popular brasileira por meio da prática da dança no âmbito escolar.

Meta

Promover aos 300 participantes do projeto “Criança – Letra e Vida” a melhora no processo de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Objetivo

Fomentar o prazer pela leitura desde o início das etapas de escolaridade e difundir espaços de reflexões e situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando as crianças do contexto em que estão inseridos, e sim potencializando o fazer enquanto personagem principal na atuação de suas ações e produções culturais de transformação da sociedade. Visando contribuir para o resgate da cultura brasileira como forma de despertar a identidade social do aluno na construção da cidadania, além de promover uma maior interação social e fazê-lo participar do processo de ensino aprendizagem, ou seja, a difusão de saberes oriundos da cultura popular brasileira através da prática da dança no âmbito escolar.

Objetivo Específico

Oficina de Língua Portuguesa e Oficina de Matemática:

  • Despertar o gosto pela leitura, formando cidadãos mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação e atuação cultural;
  • Promover um maior índice de leitura pelos participantes.
  • Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
  • Levar o aluno a desenvolver atividade oral;
  • Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação;
  • Possibilitar o crescimento intelectual;
  • Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir e expressar;
  • Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
  • Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
  • Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social e cultural coletiva;
  • Incentivar a formação de leitores;
  • Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
  • Perceber, compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
  • Oportunizar aos participantes o acesso ao acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
  • Compreender textos orais e escritos;
  • Ler e escrever textos de gêneros diversificados;
  • Produzir textos coerentes e coesos;
  • Apropriar-se das regras de pontuação e ortografia convencional;
  • Participar de um intercâmbio oral, respeitando o momento da escuta e da fala;
  • Expressar sentimentos, expor ideias e críticas de maneira coerente e positiva;

Quanto à matemática

  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios de se compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Compreender problemas matemáticos e colocá-los em seu cotidiano;
  • Interpretar e produzir escritas numéricas;
  • Conceber as operações matemáticas;
  • Reconhecer e sequenciar os números
  • Desenvolver capacidade de cálculo mental, escrito, exato e aproximado;
  • Apreender conhecimentos referentes a grandezas e medidas;
  • Utilizar instrumentos de medida e associar ao cotidiano;
  • Identificar o uso de gráficos e tabelas para a compreensão de atividades matemáticas;
  • Desenvolver a concepção de espaço;
  • Entender a relação entre espaço e tempo;
  • Valorizar a importância da matemática;
  • Construir a noção de número racional e de suas representações (fracionária e decimal);
  • Identificar as características das formas geométricas tal como semelhanças e diferenças;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a curiosidade;
  • Saber comunicar-se matematicamente e utilizar corretamente os símbolos matemáticos.

Quanto aos Jogos, Vivência e Atividades Lúdicas:

  • Trabalhar a coordenação motora grossa e fina por meio de atividades de movimento;
  • Desenvolver habilidades psicomotoras;
  • Ampliar as habilidades de lateralidade;
  • Possibilitar experiências de se relacionar com o outro aprendendo com essa vivência;
  • Contribuir no convívio social e escolar;
  • Oportunizar momentos de aprendizagem de maneiras diversificadas;
  • Diferenciar os modos de apreensão de conhecimento;
  • fixar conhecimentos já aprendidos de uma forma motivadora aos alunos;
  • Desenvolver estratégias de resolução de problemas;
  • Aprender a tomar decisões e tomá-las;
  • Propiciar o relacionamento de diferentes disciplinas (interdisciplinaridade);
  • Construir o conhecimento por meio das atividades lúdicas;
  • Desenvolver a criatividade e imaginação;
  • Reforçar habilidades necessárias;

Local de Realização

Escola Municipal Prof. Augusto Cesar Ribeiro
R. Vicente Corrêa Leite, 185 – Vila Rica, Pindamonhangaba – SP, 12422-430

Escola Municipal Prof.ª Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães
Av. Dr. João Ribeiro, 131 – Jd B Vista, Pindamonhangaba – SP, 12401-110

Escola Municipal Prof. Felix Adib Miguel
R. Geraldo Prates Da Fonseca, 164-322 – Lot. Eduardo da Silva Neto, Pindamonhangaba – SP, 12420-670

Escola Municipal Prof.ª Gilda Piorini Molica
R. Antônio dos Santos, 189 – Jardim Santa Luzia, Pindamonhangaba – SP, 12411-080

Escola Municipal João Cesário
Estr. Mun. João Francisco Da Silva, 1956 – Feital, Pindamonhangaba – SP, 12441-240

Escola Municipal Prof.ª Julieta Reale Vieira
Trav. da Rua Felicio Carpana Vitalli, 149 – Castolira, São Paulo – SP, 12403-615

Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques
Endereço: Av. Cap. João Monteiro do Amaral, 300 – Res. Mombaça, Pindamonhangaba – SP, 12401-110

Escola Municipal Madalena Caltabiano Salum Benjamin
R. José Alves Pereira Sobrinho, 159 – Araretama, Pindamonhangaba – SP, 12445-430

Escola Moacyr de Almeida
R. Eng. José Nícola Mutareli, 192 – Bela Vista, Pindamonhangaba – SP, 12412-500

Escola Municipal Paulo Freire
R. Guilherme de Almeida, 26 – Res. Vila Prado, Pindamonhangaba – SP, 12410-520

Escola Municipal Ruth Azevedo Romeiro
R. dos Pintassilgos, 370 – Triângulo, Pindamonhangaba – SP, 12413-040

Equipe

Lucas Pena Nunes

Coordenador Geral

Rafaela Aparecida

Coordenadora Pedagógica

Aléxia de Melo

Professora

Ana Beatriz dos Santos

Professora

Ane Karoline Magalhães

Professora

Márcia Consolino

Professora

Ana Paula Castro

Estagiária

Kathiely Correa

Estagiária

Mariana Vargas

Estagiária

Natália Leandra

Estagiária.

Transparência

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