Projeto letra vida e arte 2

Termo de colaboração:
02/2020 – 004/2018

Valor Aprovado:
R$ 249.600.00

Duração Projeto:
Maio de 2019 até Maio de 2020

Modalidades: 
Oficinas de aprendizagem e atividades lúdicas / oficina de jogos, e atividades psicomotoras

Número de Beneficiários

300 alunos regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de Pindamonhangaba.

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região.

O projeto

Crianças – Letra, Vida e Arte”, é uma iniciativa que visa a execução de aulas gratuitas, no contraturno escolar de Literatura  e Dança para 300 crianças matriculadas desde 1º ano ao 5º ano, da cidade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo.

Sabe-se que a sociedade vem se realizando no conjunto dos Movimentos sociais e culturais das lutas e organizações do povo.

Um dos desafios da atualidade é ampliar a esfera pública para práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural dos municípios.

A partir desta proposta elaborou-se o presente projeto “Criança – Letra, Vida e Arte” com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito:

Despertar no aluno, o prazer pela leitura potencializando-o enquanto personagem principal na atuação de suas ações e produções culturais e de transformação. E também promover uma maior interação social e conhecimento da cultura popular brasileira por meio da prática da dança no âmbito escolar.

 

Equipe

Coordenadora Geral: Thatiane Rosa Reis

Coordenadora Pedagógica: Rafaela Aparecida

Professoras: Alexia de Melo, Ana Beatriz Araújo, Ane Karoline, Márcia Consolino

Estagiárias: Jéssica Emílio, Gabriela Alves, Natália Leandra, Kathiely Fernanda

Contabilidade: Flávia Mattos.

 

Local de Execução

Escola Municipal Ruth Azevedo Romeiro
R. dos Pintassilgos, 370 – Triângulo, Pindamonhangaba – SP, 12413-040

Escola Municipal Maria Helena Ribeiro Vilela
Res. Ouro Verde, Pindamonhangaba – SP, 12412-150

Escola Municipal Gilda Piorini Molica
R. Antônio dos Santos, 189 – Jardim Santa Luzia, Pindamonhangaba – SP, 12411-080

Escola Municipal André Franco Montoro
Av. Monsenhor João José de Azevedo, 520 – Crispim, Pindamonhangaba – SP, 12402-010

Escola Municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães
Av. Dr. João Ribeiro, 131 – Jd B Vista, Pindamonhangaba – SP, 12401-110

Escola Moacyr de Almeida
R. Eng. José Nícola Mutareli, 192 – Bela Vista, Pindamonhangaba – SP, 12412-500

Meta

Promover aos 300 participantes do projeto “Criança – Letra e Vida” a melhora no processo de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Objetivo

Fomentar o prazer pela leitura desde o início das etapas de escolaridade e difundir espaços de reflexões e situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando as crianças do contexto em que estão inseridos, e sim potencializando o fazer enquanto personagem principal na atuação de suas ações e produções culturais de transformação da sociedade. Visando contribuir para o resgate da cultura brasileira como forma de despertar a identidade social do aluno na construção da cidadania, além de promover uma maior interação social e fazê-lo participar do processo de ensino aprendizagem, ou seja, a difusão de saberes oriundos da cultura popular brasileira através da prática da dança no âmbito escolar.

Objetivo Específico

Oficina de Língua Portuguesa e Oficina de Matemática:

  • Despertar o gosto pela leitura, formando cidadãos mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação e atuação cultural;
  • Promover um maior índice de leitura pelos participantes.
  • Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
  • Levar o aluno a desenvolver atividade oral;
  • Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação;
  • Possibilitar o crescimento intelectual;
  • Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir e expressar;
  • Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
  • Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
  • Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social e cultural coletiva;
  • Incentivar a formação de leitores;
  • Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
  • Perceber, compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
  • Oportunizar aos participantes o acesso ao acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
  • Compreender textos orais e escritos;
  • Ler e escrever textos de gêneros diversificados;
  • Produzir textos coerentes e coesos;
  • Apropriar-se das regras de pontuação e ortografia convencional;
  • Participar de um intercâmbio oral, respeitando o momento da escuta e da fala;
  • Expressar sentimentos, expor ideias e críticas de maneira coerente e positiva;

Quanto à matemática

  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios de se compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Compreender problemas matemáticos e colocá-los em seu cotidiano;
  • Interpretar e produzir escritas numéricas;
  • Conceber as operações matemáticas;
  • Reconhecer e sequenciar os números
  • Desenvolver capacidade de cálculo mental, escrito, exato e aproximado;
  • Apreender conhecimentos referentes a grandezas e medidas;
  • Utilizar instrumentos de medida e associar ao cotidiano;
  • Identificar o uso de gráficos e tabelas para a compreensão de atividades matemáticas;
  • Desenvolver a concepção de espaço;
  • Entender a relação entre espaço e tempo;
  • Valorizar a importância da matemática;
  • Construir a noção de número racional e de suas representações (fracionária e decimal);
  • Identificar as características das formas geométricas tal como semelhanças e diferenças;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a curiosidade;
  • Saber comunicar-se matematicamente e utilizar corretamente os símbolos matemáticos.

Quanto aos Jogos, Vivência e Atividades Lúdicas:

  • Trabalhar a coordenação motora grossa e fina por meio de atividades de movimento;
  • Desenvolver habilidades psicomotoras;
  • Ampliar as habilidades de lateralidade;
  • Possibilitar experiências de se relacionar com o outro aprendendo com essa vivência;
  • Contribuir no convívio social e escolar;
  • Oportunizar momentos de aprendizagem de maneiras diversificadas;
  • Diferenciar os modos de apreensão de conhecimento;
  • fixar conhecimentos já aprendidos de uma forma motivadora aos alunos;
  • Desenvolver estratégias de resolução de problemas;
  • Aprender a tomar decisões e tomá-las;
  • Propiciar o relacionamento de diferentes disciplinas (interdisciplinaridade);
  • Construir o conhecimento por meio das atividades lúdicas;
  • Desenvolver a criatividade e imaginação;
  • Reforçar habilidades necessárias;
plugins premium WordPress