Câmera e ação

Decreto:
55.636/2010

PROC. SEESP
2088758/2019

Valor Aprovado:
155.799,83

Duração Projeto:
Agosto/2019 até Agosto/2020

Modalidades:  
Fotografia e Filmagem

Publico alvo:

Adolescentes de 13 a 18 anos incompletos advindos das escolas públicas estaduais que já possuam interesse na área audiovisual.

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região.

O projeto

O projeto “Criança, Câmera e Ação” foi elaborado com base na identificação dos idealizadores com a área audiovisual, bem como o interesse dos adolescentes no mundo virtual e digital, afinal com o avanço da tecnologia criaram-se novas necessidades e formas de se relacionar. Vale ressaltar que no território há pouca oferta de projeto sócio educativo relacionado à área de comunicação captura/edição de imagens e vídeos, atrelada à área social.

A parceria entre escola, instituição e comunidade possibilita o acompanhamento e contribui para o desenvolvimento do adolescente de forma integral, melhorando assim o rendimento escolar e convívio social.

Projeto de lazer que visa o atendimento de adolescentes e suas famílias com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários como forma de prevenção/enfrentamento de vulnerabilidades sociais por meio de oficinas audiovisuais e trabalho com grupos.

Objetivo Geral

Promover o protagonismo e a cidadania dos adolescentes a partir do desenvolvimento de uma visão crítica por meio de grupos socioeducativos e da ferramenta audiovisual na perspectiva de transformação da realidade social.

Meta

Oportunizar ao adolescente o aprendizado de produção audiovisual (roteiro, filmagem, edição, fotografia, gravação, tratamento de imagem, entre outros).

Proporcionar vivências que permitam ao adolescente ampliar seu repertório cultural, seu olhar artístico e crítico sobre a realidade social.

Melhorar o desempenho escolar dos adolescentes promovendo um acompanhamento contínuo de rendimento.

Prevenir situações de vulnerabilidade social (evasão escolar, violência, drogas, gravidez na adolescência, entre outros) através de ações no território.

Metodologia para alcance dos objetivos e metas

O projeto “Criança, Câmera & Ação” será desenvolvido pensando no envolvimento efetivo dos adolescentes, famílias, comunidade e escola. Ao longo dos doze meses acontecerão oficinas de fotografia e filmagem nas escolas que o “Grêmio União” atua, bem como em outras localidades, dando autonomia aos adolescentes para cobrir os acontecimentos do todo o município. Na sede da instituição os mesmos aprenderão técnicas de edição por módulos e usufruirão de um estúdio de gravação.

Além dessas oficinas serão realizados encontros grupais com assuntos de relevância social, relacionados à território, convívio familiar e comunitário, sustentabilidade, controle social, entre outros temas que o grupo considere importante e contribua para a promoção do protagonismo, visão crítica da realidade com foco no fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de vulnerabilidade. Vale ressaltar que as oficinas e os temas dos encontros serão relacionados e caminharão juntos até o final do projeto, tendo como objetivo potencializar os resultados esperados.

Os encontros grupais serão coordenados pela profissional de Serviço Social podendo ter a participação dos professores. Eles acontecerão nos horários das oficinas dentro e fora da sede da instituição a fim de explorar o território.

plugins premium WordPress