Juventude em Movimento

Ofício N° 060324/050

Valor Aprovado:
40.000,00

Duração Projeto:
Agosto/24 a Outubro/24

Modalidades: 
Audiovisual

O Proponente

Projeto Social Grêmio União é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos vem prestando serviços sócio desportivos à população do município de Pindamonhangaba e Região.

O projeto

Realizar 60 horas de oficinas de audiovisual para adolescentes (13 aos 18 anos) e jovens (18 aos 29 anos) incluindo durante as oficinas pautas de Direitos Humanos, por meio de palestras e/ou rodas de conversas no decorrer das oficinas ofertadas aos participantes, com a finalidade de Promoção dos Direitos Humanos, realizando assim uma política de conscientização voltada para a juventude que será finalizado por um Festival de curtas metragem com premiação para os vencedores.

Público alvo

Publico alvo subdivididos em 2 categorias (grupos), sendo a 1° para categoria para adolescentes de 13 aos 18 anos e uma 2ª categoria para Jovens dos 18 até os 29 anos de ambos dos sexos

Justificativa

Através do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pindamonhangaba), desenvolvemos um projeto audiovisual chamado “Câmera & Ação”, visando promover uma capacitação audiovisual a alunos das escolas publicas de Pindamonhangaba, buscando ao mesmo tempo promovendo uma forma de prevenção junto ao jovem em situação de vulnerabilidade social, tendo como compromisso prevenir situações de risco e rompimento dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a ele a condição de refletir, discutir e organizar seus conhecimentos. Muito nos orgulha (ao mesmo tempo em que atesta nossa capacidade) o fato da proposta do projeto “Câmera & Ação” ter sido pauta de duas emissoras de TV da região: a TV Vanguarda de São José dos Campos – SP (afiliada da Rede Globo) que vinculou a matéria no programa Bom Dia São Paulo e no Link Vanguarda e a TV Novo Tempo (Jacareí – SP).

Em um processo evolutivo, a proposta ganhou uma nova vertente, onde através de uma parceria com a Gerdau, a proposta se preocupou em criar um processo que uniu as aulas de fotografia com as aulas de vídeos aos jovens para sua inserção no universo do audiovisual.

Desta semente chamada Câmera & Ação e Câmera em Ação, surgiu a ideia de realizar uma proposta que conseguise juntar em uma proposta audiovisual a inserção nas oficinas pautas de Direitos Humanos, por meio de palestras e/ou rodas de conversas no decorrer das oficinas ofertadas aos participantes, com a finalidade de Promoção dos Direitos Humanos, realizando assim uma política de conscientização voltada para a juventude que será finalizado por um Festival de curtas metragem com prêmiação para os vencedores, objetivando que com estas inserções, o público alvo do projeto possa de forma qualificada exercer a criticidade e o exercício da cidadania, com visão ampliada para a diversidade e inclusão, temas estes que poderão ser utilizadas pelos jovens na construção de seus curtas metragens que de modo classificatória seguindo regulamento poderão participar de um festival de curtas que será realizado conforme proposta apresentada

Buscamos a excelência na formação no audiovisual, afinal entendemos que o audiovisual atualmente é uma ferramenta capaz de potencializar a conscientização sobre os direitos sociais e civis, permitindo a conquista da emancipação individual e também da consciência coletiva.

Os adolescentes e jovens poderão traduzir através da arte de capturar/editar imagens e vídeos o seu dia a dia e o da comunidade onde estão inseridos fomentando uma visão crítica sobre a realidade social com o intuito de transformá-la. O audiovisual atua como um aliado à educação formal, e se apresenta como ferramenta de ensino e aprendizado e como fator de desenvolvimento dos alunos e meio onde estão inseridos.

Este projeto contribui socialmente e historicamente com a população brasileira, tendo em vista que oferece aos beneficiários (participantes do projeto) uma oportunidade de conhecer de perto o universo do audiovisual, um segmento que cresce a cada dia, por meio da disseminação do uso de recursos eletrônicos para comunicação, formação e socialização. Além de que esta área, também teve um aumento na demanda de profissionais, na busca crescente de profissionais qualificados e experientes.

O mercado de trabalho está se modificando, com a Pandemia a ferramenta de comunicação mais utilizada é a foto e o vídeo, estar preparado para este novo momento é fundamental e acreditamos que só tende a crescer a procura deste serviço. Neste momento presente, os jovens a partir dos 13 anos já estão produzindo vídeos diariamente, a produção de conteúdo para esta classe já é uma realidade cultural e já faz parte do seu modo de se comunicar.

A parceria entre escola, instituição e comunidade possibilita o acompanhamento e contribui para o desenvolvimento do adolescente de forma integral, melhorando assim o rendimento escolar e o convívio social.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em parceria com a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a produção audiovisual no Brasil apresentou um crescimento notável na última década. A internet fez nascer novos modelos de negócios, como os adotados pela Netflix e pelo Youtube. Essas mudanças impactaram no segmento das locadoras, praticamente extinguindo este tipo de estabelecimento e está colocando em xeque mídias tradicionais, como a TV aberta e os jornais. Desse modo, novos postos de trabalho estão surgindo para suprir esta demanda.

Entre os anos de 2009 e 2014, os recursos públicos federais liberados ao mercado audiovisual aumentaram de R$149,1 milhões para R$356 milhões, um crescimento de 138,7%, totalizando investimentos de R$1,3 bilhão no período.

A remuneração média dos profissionais do Setor Audiovisual passou de R$3.065,21, em 2007, para R$3.685,02, em 2014 (64% acima da remuneração média do total da economia, que é de R$2.252,20), apresentando um crescimento real de 20%.

Estimou-se que a receita das empresas do setor foi de cerca de R$42,7 bilhões de reais em valores do final de 2015. O valor adicionado do setor na economia brasileira seria, então, de R$20,8 bilhões, com cerca de R$6,6 bilhões em remuneração direta.

Nos meses de setembro e outubro de 2015, foi realizada uma pesquisa qualitativa com produtoras independentes do setor audiovisual brasileiro. Foram contatadas 743 produtoras de conteúdo. As empresas contatadas fazem parte das associações do setor, em especial da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP)

A maioria dos sócios na amostra é relativamente jovem e com formação específica na área. Quase 70% das empresas têm como sócios principais indivíduos com menos de 45 anos e somente 9% das empresas contam com empresários acima de 55 anos. De acordo com o novo cenário, o questionamento que o mundo busca responder é como a pandemia afetará o nosso dia-a-dia, os futuros hábitos da sociedade, suas prioridades e o ideal de propósito que norteará nossas relações sociais e profissionais, acreditamos que o projeto pode despertar nos alunos a vontade de seguir nesta carreira, que vem crescendo nos últimos anos e viverá uma nova fase depois da pandemia do corona vírus. Temos convicção que o projeto não pode substituir uma formação completa, mas ele pode despertar o interesse no aluno, e encaminhá-lo na carreira acadêmica e profissional.

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