Feirinha da Cultura divulga projetos culturais incentivados em Jacarezinho
Por meio de parceria entre Registros do Amanhã, UENP, Usina Jacarezinho, Goal Projetos, Sustenidos, Prefeitura, o evento recebeu mais de 400 alunos da rede pública de ensino
Nos dias 23 e 24 de março, o Parque Universitário da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), em Jacarezinho, recebeu a primeira edição Feirinha da Cultura – evento promovido por meio de parceria firmada entre o projeto Registros do Amanhã, UENP, Prefeitura, Goal Projetos e Sustenidos para divulgar, aos mais de 400 alunos da rede pública de ensino, os programas culturais oferecidos gratuitamente na cidade.
Com participação dos projetos “Musicou”, “Bom de Nota, Bom de Dança”, além do “Registros do Amanhã” – todos financiados pela Usina Jacarezinho, empresa do Grupo Maringá, o evento proporcionou acesso não apenas às apresentações dos programas, mas, também, atividades interativas de dança, música e audiovisual. Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as oficinas culturais oferecidas pela Prefeitura de Jacarezinho e pela Universidade.
“Precisamos formar os consumidores de cultura desde a sua base e, por isso, fizemos este evento voltado para o público infantil”, afirma Admauro Nunes, coordenador geral do “Registros do Amanhã”, que oferece aulas de Fotografia e Audiovisual para 100 jovens em Jacarezinho.
O representante do departamento de cultura de Jacarezinho, Cleiton Santos, também comentou sobre o evento. “É um evento necessário que vai ao encontro com tudo o que a cultura da cidade busca. Ter esse espaço é sensacional, tirando as crianças do mundo digital e trazendo essa novidade, proporcionando esse primeiro contato”.
Com apoio da Universidade, o evento acolheu os alunos das escolas municipais Maria Tereza Quevedo e Renato Azzoline; além dos colégios estaduais Anésio de Almeida Leite e Luiz Setti. “A Feirinha se constituiu como importante espaço-momento para divulgação dos projetos culturais que estão à disposição de toda a comunidade. Enquanto Universidade, ficamos muito felizes em trabalhar ao lado de parceiros tão comprometidos com políticas públicas de cultura. Nossa comunidade agradece”, afirma o professor James Rios, diretor de cultura da UENP.
Quem também pontuou sobre a importância do evento foi a coordenadora educacional do Projeto Musicou, Valéria Zeidan. “Este foi um evento de muita importância para todos os projetos culturais presentes no espaço da UENP, pois apresentou para a comunidade uma oferta de atividades culturais proporcionadas a população, além de conectar parcerias, focadas em difusão e fortalecimento da Cultura e do acesso à produção cultural no território.
De acordo com Renatta Giraldi, Supervisora de Responsabilidade Social da Usina Jacarezinho, ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento da população local. “Nós temos a proposta de fazer com que esses projetos criem raízes nos municípios, por isso sempre incentivamos essas atividades que trazem a comunidade para dentro das realidades dos projetos”.
Projetos Incentivados pelo Grupo Maringá
A Usina Jacarezinho, empresa do Grupo Maringá tem incentivado, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, diversos projetos culturais no município. Realizado por meio da Secretaria Especial e da Cultura e Ministério do Turismo, com apoio do Grêmio União, da Goal Projetos e da Sustenidos, projetos como “Registros do Amanhã”, “Bom de Nota Bom de Dança” e “Musicou” têm ofertado, respectivamente, oficinas e aulas de produção audiovisual, dança e iniciação musical, em diversos equipamentos culturais da cidade, como na Ajadavi, no Centro da Juventude José Richa e no Parque Universitário.