“Alemanha” vence a Copa do Mundo em Batatais
No campeonato realizado pelo projeto “Criança Pequeno Aprendiz”, Croácia, Suécia e Inglaterra também ficaram com medalha de ouro.
Após realizar um campeonato interno nos formatos da Copa do Mundo, o projeto “Criança Pequeno Aprendiz”, de Batatais, conheceu os campeões do torneio. As alunas e os alunos que representaram Alemanha, Inglaterra, Croácia e Suécia ficaram com as medalhas de ouro após vencerem as finais do campeonato.
Para trazer para a quadra da EMEB Esther Viana Bologna o clima da Copa do Mundo, a equipe técnica do projeto dividiu as crianças e os adolescentes e eles escolheram os países que queriam representar. “Depois, fizemos uma atividade artística com eles, em que todos os times pintaram as bandeiras das seleções que iam representar, além de fazerem uma pesquisa sobre a cultura de cada país”, conta o coordenador do projeto, Evandro Silveira.
Apesar de ser uma ação baseada no campeonato entre as nações, a iniciativa teve pontos bem diferentes da competição internacional: o Egito protagonizou a final da Turma 3, contra a Alemanha, enquanto na Turma 4 a Nigéria ficou com o segundo lugar na disputa com a Inglaterra.
Outro ponto bem diferente entre a Copa do Mundo e a versão promovida em Batatais foi a modalidade. “A nossa versão utilizou o ‘Futebol 3 Tempos’. No primeiro tempo, os alunos decidem as regras do jogo. No segundo, temos o jogo em si. Já no terceiro, temos a análise do cumprimento das regras e a definição do vencedor”, diz Victor Cavallari, psicólogo do projeto.
O projeto
O “Criança Pequeno Aprendiz” é um projeto que está em Batatais desde o Outubro de 2017 e que beneficia 154 crianças e adolescentes da EMEB Esther Viana Bologna. É uma ação realizada pelo “Projeto Social Grêmio União”, entidade de Pindamonhangaba, que trabalha com esporte educacional.
Trabalhando com conceitos como respeito, solidariedade e cooperação, o projeto é uma iniciativa que oferece aulas de Futsal e Handebol de forma gratuita, prezando pelo desenvolvimento das alunas e dos alunos tanto dentro quanto fora de quadra.
O “Criança Pequeno Aprendiz” é realizado via renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Usina Batatais, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), com apoio da Goal Projetos, empresa especializada em elaboração, gestão e execução de projetos incentivados, e da Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria da Educação.