Faltando pouco tempo para o lançamento do livro de contos do projeto, equipe enaltece a importância do contato com a cultura.
No mês de outubro, o projeto “Crianças Criando Arte” entrou oficialmente na reta final das atividades. Com ações previstas até o final do ano, a equipe já está organizando o livro de contos, que será lançado junto com a conclusão do projeto.
O que mais se destaca ao longo do projeto, de acordo com Fabiane Bueno, professora de Literatura do projeto, é o quanto o acesso as produções culturais – especificamente relacionadas a Literatura – foi importante para as alunas e os alunos.
“No começo, percebemos que as crianças viam a Literatura como uma extensão da aula de Português. Como algo que se aprende na escola e que, muito de vez em quando, a gente acessa por meio da leitura”, conta. “O Pedro (nome fictício) era um aluno quietinho, que demonstrava pouco interesse e contato com os livros. Hoje, depois de cerca de nove meses, ele não só ‘consome’ contos, como também escreve os dele.”
Segundo a equipe do “Crianças Criando Arte”, não eram todas as crianças que participavam do projeto que conseguiam ler e escrever, o que dificultava ainda mais o acesso à Literatura. Com atividades específicas, respeitando os limites de cada um, as habilidades foram desenvolvidas e o que era um incentivo, passou a ser um hábito.
Próximas atividades
Para dar sequência ao projeto, será desenvolvida uma oficina de desenhos com as famílias de todas as crianças matriculadas. Nela, as artes desenvolvidas serão utilizadas como ilustração no livro de contos do “Crianças Criando Arte”.
As atividades promovidas em Leme pelo projeto são realizadas pelo Projeto Social Grêmio União via renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da TS TECH, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS), com apoio da Goal Projetos.