Alunas e alunos do projeto participarão de uma mini versão do torneio internacional;
Expectativa é trabalhar esporte, cultura e cidadania.
O projeto
O projeto “Criança Pequeno Aprendiz”, de Batatais, trouxe o clima da Rússia para a quadra da EMEB Esther Viana Bologna. Para a Copa do Mundo, as alunas e os alunos escolheram países para representar e disputar a versão do torneio internacional aos moldes do esporte educacional.
A preparação para a competição vem desde maio, quando as crianças e os adolescentes escolheram as seleções participantes, conheceram as culturas de cada país e, por fim, fizeram as bandeiras.
Agora, com a Copa rolando, o mais importante não é fazer gols. Com a metodologia do “Futebol 3 Tempos”, ganha a partida a equipe que, além de balançar as redes, cumprir com todas as regras do jogo.
“A nossa versão da Copa do Mundo tem como modalidade o ‘Futebol 3 Tempos’, que trabalha conceitos como respeito, solidariedade e cooperação. No primeiro tempo de jogo, os alunos decidem as regras da partida. No segundo, temos o jogo em si. Por fim, no terceiro tempo, temos a avaliação do cumprimento das regras e a definição da equipe vencedora ”, conta Victor Cavallari, psicólogo do projeto.
O projeto
O “Criança Pequeno Aprendiz” é uma ação realizada pelo “Projeto Social Grêmio União”, entidade que trabalha com o esporte educacional há 15 anos. Desde o segundo semestre de 2017, as atividades são realizadas em Batatais, beneficiando diretamente 154 crianças e adolescentes.
Com uma equipe multidisciplinar, o programa oferece aulas de Futsal e Handebol com a aplicação de métodos de esporte educacional, que trabalha conceitos como respeito, solidariedade e cooperação.
As atividades do “Criança Pequeno Aprendiz” não se limitam apenas a quadra da EMEB Esther Viana Bologna. Com o acompanhamento escolar, o projeto promove uma integração entre o centro de atividades e a sala de aula, analisando freqüência, notas e comportamento.
O “Criança Pequeno Aprendiz” é realizado via renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Usina Batatais, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), com apoio da Goal Projetos, empresa especializada em elaboração, gestão e execução de projetos incentivados, e da Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria da Educação.